A idéia que gerou o livro "música para..." agora continua em versão blog. Matérias, entrevistas, fotos, opiniões. O blog que contempla a música.

domingo, 4 de novembro de 2007

Vale a pena_Vange Milliet


Mulher, menina, mulherão


por Josie Moraes
Foto de show: Renato Missé
Foto making of de livro "Música para...": Josie Moraes


São milhares de vozes bonitas existentes nesse Brasil, perdidas do grande público e achadas por pequenas parcelas de apreciadores musicais. Vange Milliet é um destes talentos indiscutíveis, tem tudo. Presença de palco, voz doce, parceria com gente boa, pesquisa e repertório cultutal. Já foi publicitária, trabalhou com fotografia e cantou em coral. Mãe dedicada quase teve o filho no meio de um show. Ora parece ter 23 anos ora mais de 30. Em uma noite gostosa em São Paulo recebeu com muita simpatia duas aspirantes de jornalismo para horas e horas de bate-papo. Vange Milliet ficou conhecida por acompanhar Itamar Assumpção com a Isca de Polícia em longos e bons anos. Rodeada por Zeca Baleiro, Bocato e Chico César, entre outras peças, seus CDs contam sempre com pitadas refinadas dos amigos.


No palco se transforma em um mulherão com própria identidade e aquele sorrisinho preso no lábio enquanto canta. E como canta. Na reflexão sobre a produção cultural do País tem opinião formada. "Eu acho que música popular brasileira é toda música que é feita aqui. Não tem restrição. A nossa música é diferente de qualquer lugar do mundo. Coisas que estavam até desaparecendo agora as pessoas agora têm até o orgulho som", afirma Vange.


No terceiro CD da carreira, Tudo em mil anda a mil (2006) ela mostra identidade e influências de bumba-meu-boi, bossa-nova, rock, samba e eletrônico. Destaque para a interpretação de "Morena de Angola" de Chico Buarque e para a leveza dos acordes de "Qualquer um". Em "Tudo a mil", uma balada gostosa inspirada em uma poesia de Paulo Leminski. O trabalho se resume em dois adjetivos misturados oportunamente: delicado e envolvente. Elementos modernos misturados com nostalgias sem a pretensão de estar na onda para vender. "Agora existem imposições do tipo: agora a moda é usar eletrônico ou ter música nordestina. Então todo disco tem que ter. Quando vira obrigação me cansa, acabo indo para o outro lado", confirma. Mais uma voz feminina que merece toda a atenção de ouvidos dispostos à boa e nova música brasileira. E vale a lição. Nem sempre é preciso estar sob a luz do holofote para um músico se sentir realizado.


Site oficial de Vange Milliet!

3 comentários:

D.C disse...

Nao conhecia o mega-espaco.
A-M-E-I!
Pertence aos meus favoritos!

Beijo.
Xu

Samantha Abreu disse...

adorei.
o espaço éótimo, as matérias são bem escritas e despertaram, mesmo, meu interesse.

e já ganhou ponto só por colocar leminski na música.
Beijos!

Anônimo disse...

Yuts, daw palagpat imo blog.