A idéia que gerou o livro "música para..." agora continua em versão blog. Matérias, entrevistas, fotos, opiniões. O blog que contempla a música.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Para ver e ouvir

Por Josie Moraes

O cinema nacional acordou para a música. Tava na hora. Nossa terra adorada tem mesmo uma riqueza imensa de músicos-personagens cujas histórias são sucessos de bilheteria.

O novo DVD de Marisa Monte tem um documentário de turnê à altura do impressionante "Universo ao meu redor". Com aquela voz doce peculiar, Marisa conta mais sobre a indústria fonográfica e bastidores de sua carreira. Na verdade, o roteiro permite um passeio nos pensamentos da cabeça lúcida e profissional da reconhecida cantora brasileira. O documentário tem a proposta de mostrar que vida de músico é doce, mas não é mole não. É encantador para o fã ver a Marisa lavando o figurino na banheira do hotel. Assustador ver a quantidade de jornalistas fazendo as mesmas perguntas. É gostoso ver a seriedade dela diante dos shows. Uma artista, porém um trabalho.

"Fabricando Tom Zé" não é tão profundo e mostra bastidores da fase recente do cantor com depoimentos que contam um pouco mais sua história. Brilhante a iniciativa de quem fez acontecer, porque todo mundo já sabia que o Tom Zé é uma figura extremamente interessante em tudo que fala. Bastava ligar a câmera. Quem acompanha mais intensamente a carreira cantor, pode sentir falta de alguns elementos na apresentação da história. A fase de ostracismo ganha conclusões de Gil, Caetano e David Byrne. Mas a cena do surto Tom Zé em uma passagem de som em Montreaux (Suíça) vale mais do que qualquer outra para entender quem é Tom Zé e qual é o verdadeiro espírito da vanguarda e face da experimentação. Gênio sim, como tantos outros por aí.

O longa "Titãs – A vida até parece uma festa" revoluciona a linguagem de documentários. Vantagem de quem tinha uma câmera na mão e muitas ideias nos violões em outras décadas. Com ou sem linguagem inovadora, é muito bom poder ver música. Faltava. Assim como ainda falta biografias de brasileiros ilustres, um problema sério de ausência de registro documental para a posteridade. O mais importante é fazer não só para o fã de um personagem, mas sim para o brasileiro. É fazer o público de fato ver música. Enxergar o músico e, por trás dele, o Brasil.

Veja Marisa Monte falando sobre o DVD "Universo ao meu Redor"



4 comentários:

Anônimo disse...

Jo, adorei o blog! Bjs, anap

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Ahhh, Josinha, que coisa boa!
Se o blog tá de volta, os fãs tb, aqui estão.

Mtos beijos, mta sorte, mta música e mta, mta inspiração.
Tô na torcida, sempre, sempre e sempre...

bjocas

Alê Vianna

mari gomes disse...

Sardade, sô!

beijocas!!!