A idéia que gerou o livro "música para..." agora continua em versão blog. Matérias, entrevistas, fotos, opiniões. O blog que contempla a música.

segunda-feira, 30 de março de 2009

Vale a pena

Uma aula de música popular brasileira

O documentário recém-lançado Palavra [En]cantada, da diretora Helena Solberg, reúne alguns dos maiores nomes vivos da música brasileira contemporânea e gravações de grandes músicos que já nos deixaram, como Cartola, Chico Science e Tom Jobim. Quase uma aula – inclusive pelo ritmo um pouco didático – o filme discute a ligação entre música e poesia, ou a palavra cantada versus a palavra escrita.

Fazendo uso de valioso material de arquivo e entrevistas com figuras como Maria Bethania, Chico Buarque, Ferréz, Luiz Tatit e Tom Zé – para citar alguns, porque a lista é extensa e de peso –, a diretora levanta um ponto muito válido: a canção brasileira tem uma ligação ímpar com a produção literária. Bethania não vê muita distância entre as palavras, ela própria recita Fernando Pessoa, por exemplo, em suas apresentações. Lirinha, vocalista e compositor do Cordel do Fogo Encantado, conta sua iniciação no repente e a resistência que os tradicionais repentistas de Pernambuco têm à poesia não rimada, como a de João Cabral de Melo Neto que o músico introduziu em uma de suas músicas. Chico Buarque revela que não se considera poeta, para espanto de muitos. Zeca Baleiro conversa sobre poesia e música com Hilda Hilst, escritora que emprestou seu trabalho à criação de Baleiro. Esses são só alguns causos entre muitos, mas a discussão é longa e pertinente e o resultado vale uma ida ao cinema, ou à locadora.

Nenhum comentário: